quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mãe, o que é doula?




“Doula” é uma palavra grega e significa “mulher que serve”.


Eu tive uma doula no meu trabalho de parto, e o papel dela foi fundamental para o processo de agüentar tudo. A Julia Amorim foi maravilhosa comigo, sempre me apoiando, focando o objetivo, fazia massagens relaxantes e me dava à mão para apertar! Rs

Eu sempre digo para aquelas que querem parir, contratem uma doula! Mãe ajuda sim, mas ela não tem noção de onde fazer as massagens, e fora que tem mãe que quando vê a filha ali “sofrendo” já desespera e não ajuda em nada. Outra é que mãe é uma ótima fonte para manipularmos. Como? Fazendo cara de choro, de dor, que ta "morrendo" e implora por anestesia e até cesárea. A mãe vai correndo chamar o médico! Rs
No mais, a doula vai fazer o que fazer e contornar a situação para que a paciente continue focando no parto.

O papel da Doula é fornecer auxilio a todas as questões que envolvem este período, possibilitando o esclarecimento de dúvidas, a redução de medos e ansiedades, o alívio dos desconfortos e favorecendo o empoderamento da mulher frente este período de grande crescimento e renascimento, quando do nascimento de uma nova família.

Antigamente as mulheres tinham contato e apoio constante de outras mulheres mais experientes, muitas vezes da própria família, recebendo auxilio nas vivências da gestação, parto e pós-parto/puerpério.

Hoje, as famílias são menos numerosas, os espaços de convivência familiar são reduzidos e o contato entre as pessoas costuma ocorrer de forma breve, em função das inúmeras tarefas assumidas por cada um.

Nesta realidade, muitas vezes a mulher vivencia o período gestacional, o parto e o puerpério sem compartilhar suas descobertas e percepções com outras pessoas, o que pode gerar e agravar desconfortos, dúvidas, medos e ansiedades. A mulher pode vir a assumir uma postura de passividade em relação ao processo da gestação, parto e maternidade, o que pode contribuir para o uso indiscriminado de medicamentos, o aumento de cesarianas desnecessárias e de problemas relacionados à amamentação.

É extremamente importante saber que o papel da doula é cuidar do bem estar e do bem emocional da mulher. E em momento algum a doula pode interferir no procedimento médico!
Doula não pode questionar decisão do médico.
Doula não pode cortar/desligar o soro da paciente sem autorização do médico.
Doula não pode obrigar à paciente fazer o que ela não deseja.

O papel da doula é apenas ficar ali ao lado da paciente cuidando do emocional, fazendo massagens, lembrá-la que ela é forte e pode agüentar até o final. Ajudá-la nos exercícios para amenizar as dores do trabalho de parto e sempre conversar com a paciente qual real razão de estar ali naquela emoção de parir o filho(a).

Se quiserem ler mais sobre o papel da doula. Aqui alguns links: 




P.s: As fotos dessa publicação foi do parto que fotografei profissionalmente dia 18/08. A doula nessas fotos é a Loyda Macêdo


5 comentários:

  1. Caramba!!! qdo eu tava grávida procurei uma doula pra mim aqui em Maceió e não achei, depois que tive minha filha foi que achei duas doulas por aqui. Eu tenho certeza que se eu tivesse uma doula por perto o fim do meu parto teria sido diferente, quer dizer miha gestação teria sido diferente, mas deixa pro próximo ou próximos rsrs

    ResponderExcluir
  2. Que emoção Silvinha!!! Fotos lindas e linda mensagem!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Eu não sabia que existia essa figura tão "bacana" na hora do parto. Amei!

    ResponderExcluir
  4. Olá, você é de Maceió? Queria o contato da Julia, você tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho mais. :(
      Ela não mora mais em Belém, só tenho o perfil do Facebook dela.
      https://www.facebook.com/julia.morim.9?fref=ts

      Excluir