quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

ALERTA! Andar na ponta dos pés pode ser perigoso para o bebê.

Ha uns meses atrás eu vi uma matéria no programa da Ana Maria Braga onde contava a história de um menino paraense, de 7 anos, que apresentava um jeito diferente de andar do normal. Ele andava com as pontas dos pés, estilo bailarina. De inicio eu fiquei chocada com aquilo que estava assistindo, afinal, nunca tinha ouvido falar e tão pouco visto.

(Foto: Mais Você / TV Globo)
Só que infelizmente eu lembrei imediatamente dessa matéria hoje, pois o meu bebê começou a andar na ponta dos pés. Eu sei que é normal no começo. Mas me preocupada MUITO. Afinal, ele nunca usou o andajá, objeto o qual força bastante os pés do bebê para andar na ponta dos pés. Sei que Lohan só tem 16 meses, o hábito de andar assim é novo para ele, pode ser apenas uma diversão, mas me deixa muito aflita.

A seguir repassarei a matéria que foi transmitida no programa Mais Você, da Ana Maria Braga. Pesquisei algumas imagens para vocês terem uma noção melhor de como fica a postura, os pés, o andar, e o comportamento do bebê que sofre as consequências da "Marcha Equina".

Marcha Equina 



Como diagnosticar, tratar e curar a marcha equina, como é conhecida? O Dr. Henrique Sodré, médico da Universidade Federal de São Paulo, trouxe algumas explicações. “90% dos casos são espontâneos, a própria criança anda assim por vontade dela, depois de certo tempo, some. Se permanecer, tenta-se fisioterapia e correção de postura”, destacou o especialista.
(Foto: Mais Você / TV Globo)

Casos
Andar nas pontas dos pés é a segunda principal causa de reclamações nos consultórios de pediatria no Brasil - só perde para reclamações sobre pé chato.
Causa do problema
Na maioria das vezes isso é temporário, ocorre por causa da imaturidade do sistema nervoso central. No início da marcha pode não haver esse controle fino do movimento, e a criança começa a caminhar a maior parte do tempo na ponta dos pés e só coloca o calcanhar no chão quando está parada.
Duração do problema
Segundo o Dr. Henrique, isso pode acontecer até os 5 anos de idade. Se passar disso, a mãe precisa procurar um ortopedista que vai avaliar se a criança tem o chamado encurtamento do tendão de aquiles ou não.
Exames
O problema de encurtamento do tendão de aquiles pode ser detectado com um simples exame físico em casa mesmo.
Cirurgia
O especialista diz que, se o exame constatar o tendão encurtado, o melhor recurso é a cirurgia, que é muito simples e garante 100% de recuperação. Após a cirurgia, não é preciso engessar as pernas, basta usar uma órtese (botas de plástico com velcro) para o pós-operatório. E a maioria dos planos de saúde cobre esse tipo de intervenção. Se for fazer no particular, a cirurgia - segundo os médicos - sai em torno de R$ 3 a 4 mil.
Recomendação aos pais
Não repreendam e nem forcem a criança a andar corretamente. O pediatra garante que isso não adianta nada e acaba só gerando estresse na família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário