quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Rotina em casa... e fora também!

Olá
Hoje resolvi escrever aqui no meu blog um pouco da rotina do dia a dia do Lohan. Elaborar a rotina de uma criança não é fácil, ainda mais senso autista. Para nós aqui até que foi fácil, pois elaborei a rotina desde que Lohan era bebê (mães xiitas vão me crucificar! rs), para mim era mais fácil ter horários, ter tudo organizado. Acho que sou um tanto "metódica" com isso, gosto um pouco de organização, apesar de ser mãe de um menino que tem muita energia! rs


Para as mães que não seguem uma rotina e querem agora tentar organizar uma, já vou logo antecipando: Não será fácil. Vai chegar um momento que iremos surtar. Vamos querer fazer a vontade dos filhos nos momentos de impaciência (deles) por nós já estarmos sem paciência. Mas digo logo: NÃO DESISTAM!!!
Pode demorar uma semana, mas vão conseguir!!!

Para elaborar a rotina primeiro a mãe ou o responsável precisa ter em mente os horários de sono da criança. Por exemplo: Que horas acorda de manhã? Que horas tira a soneca do dia? Quanto tempo dura a soneca? Essas informações, ao meu ver, é essenciais. Será por elas que iremos organizar a rotina da criança.

A rotina do Lohan é assim:


  • Acorda ás 6:30 ou 7:00 da manhã, imediatamente toma o café da manhã. 
  • Lanche da manhã ás 9:00 horas.
  • Almoço ás 12:00 horas. 
  • Após almoço toma banho (claro que com minha ajuda/supervisão) e imediatamente coloco para tirar o cochilo do dia. O cochilo do Lohan dura em média 2 horas. 
  • Lanche da tarde ás 16:00 horas.
  • Jantar ás 19:00. 
  • Dormir ás 21:00 

Nota-se que os horário das refeições são sempre de 3 em 3 horas. É o tempo ideal para a criança fazer digestão da refeição anterior. 

IMPORTANTE: Jamais oferecer alimentos/petiscos entre as refeições. Isso vai tirar o apetite para a próxima refeição, e claro, a criança vai recusar comer. Se a criança pedir algo para comer, não faça a vontade. Mude o foco da criança. Ofereça algum brinquedo ou brinque junto, ofereça uma pequena quantidade de água (no máximo 2 dedinhos no copo), só pra molhar a garganta. rs

IMPORTANTE²: Caso a criança não queira comer no horário estabelecido, não forçar comer. Ofereça só umas 3x, no máximo. Se continuar recusando, desista. Deixa a criança a vontade. E ofereça novamente só na próxima refeição.
É normal em algumas fases do desenvolvimento da criança recusar comer, acontece muito. Só tenham paciência, respirem fundo, conte até 10 e deixa para oferecer alimentos só no próximo horário.

LEMBRETE: O começo é sempre difícil. Vai pensar em desistir. Vai querer fazer a vontade da criança só para ter uns "minutos de paz". Mas aguentem, é normal, após uns dias sendo bem firme nas posições vão conseguir estabelecer uma rotina.

FORA DE CASA: Por alguma ocasião, quando precisamos sair por algumas horas de casa. Eu me organizo bastante para que nada de imprevisto aconteça. Eu opto sempre em oferecer lanches saudáveis para Lohan, mesmo quando precisamos sair para algum lugar, eu levo tudo na bolsa térmica dele. Normalmente levo nessas ocasiões: Potinho de biscoito integral da Jasmine, potinho de frutas (uva, morango), 1 (uma) banana, e garrafinha de suco ou água.


Boa sorte para vocês!
Espero que minhas dicas ajudem na nova rotina de seus pequenos.
:*





Nenhum comentário:

Postar um comentário