domingo, 23 de novembro de 2014

Kids Menu informa: Bebês menores de 1 aninho podem tomar suco?

Quando consumimos uma fruta fresca, consumimos a frutose, mas também uma boa quantidade de fibras. As fibras freiam a entrada da frutose no organismo e então fica tudo bem. Mas quando espremidas ou trituramos a fruta e depois coamos pra fazer o suco, as fibras vão embora.

Quando o suco entra no estômago as fibras da fruta não estão mais ali pra garantir que a frutose seja absorvida de mansinho, ela entra de uma vez no organismo. Depois passa pelo intestino ela vai ser assimilada no fígado, que transforma a frutose em glicose.

Como esse processo é feito em pouco tempo, a quantidade de açúcar no sangue aumenta de maneira brusca.
Duas das principais justificativas, senão as maiores, para que se sugira oferece apenas frutas e não sucos em crianças menores de um ano de idade, além do aleitamento materno exclusivo até 6 meses, são o índice glicêmico (IG) e a carga glicêmica (CG).

Tudo o que aumenta nossa taxa de glicose no sangue rapidamente, a altos níveis e tem uma digestão rápida, tem um IG alto e isso pode provocar uma liberação maior da insulina que, por sua vez, é um dos fatores que podem favorecer o diabetes tipo 2.

Assim, os sucos têm maior IG e maior CG do que as frutas in natura, em pedaços. Seu uso constante e precoce aumenta o
risco de induzir maior resistência periférica à insulina que é a base do quadro de diabetes tipo 2, cada vez mais comum nas crianças, sendo esse um dos fatores que contribuem de forma significativa para o aumento dos níveis de sobrepeso e obesidade infantis observados nas últimas décadas.

Portanto, fica explicado que não se deve introduzir sucos na alimentação dos bebês, eles não possuem o valor nutricional necessário como a fruta in natura, além de ocupar o espaço que deveria ser do leite materno no estômago do bebê, que é o alimento ideal para ajudar na imunidade do pequeno, sem contar que pode ocasionar o desmame precoce.

Não devemos esquecer que após os 6 meses de idade devemos oferecer água, mesmo que em poucas quantidades, principalmente algum tempo após as principais refeições, afim de saciar a sede e hidrata-los.

- Site NUTRITOTAL.
- Site da Sociedade Brasileira de Diabetes.
- Site HealthyChildren.org da Academia Americana de Pediatria

Nenhum comentário:

Postar um comentário