sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mãe, fortalece aí...



Exercícios de Kegel – como fortalecer o períneo.

Para todas as mamães exercitar a musculatura do períneo é uma das tarefas de preparação para o parto! Um períneo fortalecido irá ajudar a suportar todo o peso acrescido dos nossos babys e na recuperação pós-parto, sendo um auxílio precioso na prevenção da incontinência urinária!
Durante a gestação, a musculatura do períneo sofre um prolongado teste de resistência ao sustentar, além dos órgãos pélvicos, o bebê, o novo útero e todos os demais anexos embrionários (placenta, cordão umbilical, etc). Normalmente este aumento deve ser de 11 Kg, mas muitas vezes chega a chegar ou ultrapassar os 20 Kg!

A sexualidade e o períneo

Um dos aspectos mais importantes da recuperação pós parto é a “reconciliação” com o seu próprio corpo, especialmente com a zona genital. Depois do parto, o retorno da vagina às suas dimensões normais e consequentemente a qualidade das relações sexuais, está ligada à tonicidade do períneo. Este é um dos benefícios, subtis e pouco abordados pelos médicos, da reeducação perineal, que é essencial depois de um parto.

Como exercitar??







Os exercícios concebidos para fortalecer os músculos pélvicos são os exercícios de Kegel, que é o nome do médico que os descobriu, Dr. Kegel. O objetivo destes exercícios consiste em contrair os dois músculos principais que atravessam o pavimento pélvico.
Para começar a fazer os exercícios de Kegel, é importante descobrir os músculos certos. Identifique quais são os músculos corrctos utilizando um dos seguintes três métodos:
1. Tente interromper o fluxo de urina quando estiver sentada no sanitário. Se o conseguir fazer, significa que está a utilizar os músculos corretos.
2. Imagine que está a tentar impedir a saída de gases. Contraia os músculos que utilizaria numa situação dessas. Se sentir uma sensação de “puxar”, significa que esses são os músculos corretos para os exercícios pélvicos.
3. Deite-se e coloque o dedo dentro da vagina. Contraia-se como se estivesse a tentar interromper a saída de urina. Se sentir o seu dedo apertado, significa que está a contrair o músculo pélvico correto.

Pontos Importantes a Não Esquecer:

· Não contraia outros músculos ao mesmo tempo. Tenha o cuidado de não contrair o
estômago, as pernas ou outros músculos, pois a contração dos músculos errados poderá exercer mais pressão sobre os músculos que controlam a bexiga. Procure contrair apenas o músculo pélvico. Respire!

· A repetição é importante, mas não exagere. Quando se preparar para fazer os exercícios de Kegel, procure um local calmo de modo a que se possa concentrar. Muitas mulheres escolhem o quarto ou a casa de banho. Deite-se no chão. Contraia os músculos pélvicos e conte até 3. Em seguida, relaxe e conte até 3. Repita em séries de 10 a 15 de cada vez que fizer os exercícios pélvicos.

· Faça os exercícios pélvicos pelo menos três vezes por dia. Em cada dia, utilize três posições: deitada, sentada e de pé. Pode fazer exercícios deitada no chão, sentada à secretária ou de pé na cozinha. Se utilizar as três posições, os músculos ficarão muito mais fortes. Lembre-se que apenas cinco minutos, três vezes por dia podem fazer toda a diferença.

· Seja paciente. Não desista!

Adaptado a partir de: National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse,Exercising Your Pelvic Muscles.? NIH Publication No. 02-4188. Abril de 2002.

Post adaptado de:

----

É isso! Vamos fortalecer nossa best friend!! 

Muah! =*

Nenhum comentário:

Postar um comentário