terça-feira, 1 de maio de 2012

Mãe, quero comer...!!


Eis que então passou 6 meses, exclusivo no aleitamento materno ou não, os médicos aconselham que a introdução de alimentos comece a partir do 6º mês de vida do bebê! A mãe fica toda empolgada com as experiências que irá conhecer do filhote, imagina a cria fazendo mil caras e bocas, imagina por onde começar a introdução de alimentos, passa pela cabeça se o filho vai ser bom de boca ou se vai ser duro na queda para papar! São todas emoções para essa mãe de primeira, segunda e terceira viagem... E é sempre a mesma emoção. 

Quando o meu gorducho estava com uns 4 meses de vida, eu comecei a pesquisar sobre o assunto da introdução alimentar. Existe uma infinidade de bloggues de mães que compartilham ideias de pratos divertidos, variação de cardápio, e dicas importantíssimas!
Resolvi compartilhar algumas das coisas que descobri na minha “pesquisa”. Espero poder clarear as ideias de algumas mães! 

--

Como oferecer as primeiras papinhas... 

Nota: Sugestão para inicia e/ou modificar a alimentação do bebê. Converse com seu pediatra ou nutricionista. Pensar nas refeições do seu bebê não é tão difícil quanto parece. Aqui você vai encontrar a maneira correta de iniciá-lo no mundo dos sólidos. Ele vai adorar comer!

Quase não dá para acreditar que esse pequeno bebê, sem nenhum dente e criado apenas com leite, conseguirá comer outra coisa. Acredite! Ele tem capacidade sim. O segredo é seguir o esquema recomendado pelos especialistas. Comece oferecendo sucos. O mais sugerido é o de laranja-lima, por ser docinho e pouco ácido. Escolha um dia tranquilo para começar e não perca por nada o rostinho da criança experimentando a novidade. Ofereça no meio da manhã, entre as mamadas. Não adoce o suco, apenas esprema a laranja, coe e sirva no copinho ou na mamadeira. Comece com 30 ml, aumentando 10 ml a cada dia, conforme a aceitação da criança, até chegar a 150 ml.

Depois de cinco dias, se o bebê não apresentar nenhuma intolerância, prepare-se para oferecer a papa de frutas entre as mamadas da tarde. Boas escolhas para a estreia: ¼ de pera, de mamão ou de maçã ou ½ de banana-prata. Amasse ou raspe as frutas. Nunca passe pelo liquidificador: o pequeno ainda não come sólidos, mas precisa de alguma consistência para estimular a mastigação. Aumente o volume da papa de fruta gradativamente, conforme seu filho aceite a comida. Após uma semana com ele aceitando bem a papa doce, organize os horários das mamadas para oferecer a papa salgada no horário de almoço (11h30/12h).

Nas primeiras papinhas, escolha três tipos de legumes e verduras de cores diferentes - batata, abóbora e chuchu, por exemplo. Pique um pouco de cada um, coloque na panela, cubra com o dobro da quantidade de água e deixe cozinhar até ficar tudo bem macio. Depois, amasse tudo com um talher e dê aos pouquinhos para o bebê. Procure manter os mesmos ingredientes por alguns dias, assim fica mais fácil observar a tolerância a eles.



ALIMENTOS - PRIMEIRA PAPINHA (a parir do 6º mês de vida.)

Cereais Tubérculos: arroz, aipim/macaxeira/mandioca, batata-doce, macarrão, batatinha, cará, farinhas, batata-baroa/mandioquinha, inhame, milho.

Leguminosas: Feijões, lentilha, ervilha seca, soja, e grão-de-bico. 

Legumes, verduras e frutas: Folhas verdes, laranja, abóbora/jerimum, banana, beterraba, abacate, quiabo, mamão, cenoura, melancia, tomate, manga.

Carne ou ovo: Frango, peixe, pato, boi, ovo*, miúdos e vísceras.

*A gema de ovo só entra a partir do 7º mês, e começa acrescentando só 1/3 da gema. E ir aumentando gradativamente no decorrer dos dias.

ALIMENTOS - 8 a 10 MESES

Grão e Cereais: Arroz, cevada, aveia, lentilhas, feijão, bolacha, pão, torrada.
Vegetais: abóbora, abobrinha, batata, batata doce, cenoura, ervilha, vagem, aspargos, brócolis, cebola, pimentão, alho poro.

Frutas: Abacate, ameixa, banana, cereja, laranja, kiwi, maça, manga, melão, nectarina, pêssego, pera, figo, uva.

Proteínas: frango, peru, carne, porco(?), ovo.

Laticínios: Queijo (branco), iogurte integral natural.


DICAS:


Comece dando um suco leve ao seu bebê, por exemplo, a laranja lima, introduza entre uma mamada e outra na parte da manhã até que ele se acostume com esse sabor diferente.
Aos poucos introduza a papinha de fruta, na parte da tarde, comece devagar, dê uma fruta de cada vez para o caso de seu filho apresentar alguma reação alérgica você possa identificar o causador (isso serve também para as papas salgadas).
Se o seu filho não gosta de papinhas doces, mas adora sucos, faça sucos, coloque todas as frutas nos sucos, faça cada dia um diferente, o importante pra mim sinceramente é que ele consuma as frutas a forma com que isso vai ser feito não me importa.
Tenha calma e perseverança, na maioria das vezes ele vai fazer cara feia, ele vai cuspir, mas insista, não obrigue, não force apenas insista todo dia um pouquinho com calma você chega lá.
Comece as papas salgadas apenas dando o almoço e uma quantidade pequena, os bebês comem de inicio em média a quantidade de 4 colheres de sopa nossa, então não se desespere se ele comer "só um pouquinho" pra ele já foi o suficiente, aos pouco você aumenta essa quantidade.
No inicio dê de dois a três legumes no máximo pro seu bebê de preferência cozido no vapor, é muita novidade e se você fizer uma papinha super mirabolante ele pode recusar.
Faça uma papinha de uma forma que dê vontade de comer, não adianta fazer uma comida sem gosto que literalmente nem cachorro come e querer que a criança adore comer, use temperos naturais (alho, cebola, salsinha, cebolinha, manjericão, etc...) use o mínimo ou até mesmo nada de sal eles não precisam dele e nem sentirão falta por enquanto.



ALIMENTOS PERIGOSOS:

1. Leite de vaca
Ele não deve ser oferecido para o bebê antes do primeiro aniversário porque é difícil ser digerido e pode causar constipação intestinal, anemia e intolerâncias alimentares.

2. Mel
Outro alimento que só deve entrar no cardápio depois de 1 ano de vida. O mel pode esconder um tipo de toxina capaz de desenvolver uma forma de botulismo em crianças de poucos meses. Nessa idade, a flora intestinal ainda está em desenvolvimento e não consegue barrar a ação dessa bactéria.

3. Ovo
Segundo as novas recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria, o ovo pode ser introduzido a partir do sexto mês. Antes, ele só entrava em cena no nono mês (a clara apenas depois de 15 meses). Converse com o seu pediatra para juntos combinarem como agir.

4. Frutos do mar
Eles são recomendados somente após o primeiro ano de vida por disparar reações alérgicas.

5. Morangos
É uma delícia, mas espere seu bebê completar 2 anos para apresentá-los por causa do uso excessivo de agrotóxicos nessa fruta.

6. Peixe
A Sociedade Brasileira de Pediatria também liberou o consumo de peixes a partir do sexto mês. Converse com o seu pediatra e, quando oferecer, não se esqueça de retirar toda a espinha.

7. Amendoim e nozes
Eles tradicionalmente causam muita alergia, por isso aguarde até 1 ano e meio para oferecê-los. Ou mais, caso haja o histórico familiar de problemas com algum desses alimentos.



O governo disponibiliza um "Guia alimentar para crianças menores de 2 anos" quem se interessar é só baixar está em pdf... Eu recomendo, tem muitas informações boas!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário