sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mãe, não quero petit suisse!!


Tudo que você queria saber (ou não) sobre os Petit suisse. 


Danoninho não pode ser considerado iogurte, o danoninho é um petit suisse, que seria um queijo "fresco" acrescido de um monte de porcarias. 

Qual a diferença de iogurte e petit suisse?

O processo de produção: que consiste na pasteurização, na fermentação e na concentração do leite de vaca, até que se torne um queijo fresco, não maturado. Diferentemente do iogurte, na fabricação do petit suisse inclui-se a etapa de concentração da massa, com a retirada do soro do leite, o que resulta em uma consistência mais densa e um teor maior de proteína e cálcio. (só que não! rsrs)

Dá uma olhadinha nos ingredientes que vêm no rótulo:

LEITE DESNATADO, XAROPE DE AÇÚCAR, PREPARADO DE MORANGO (ÁGUA, FRUTOSE, POLPA DE MORANGO, CÁLCIO, FÓSFORO, AÇÚCAR, AMIDO MODIFICADO, ZINCO, FERRO, VITAMINAS D E E, ESTABILIZANTES GOMA XANTANA, GOMA CARRAGENA E CARBOXIMETILCELULOSE, ACIDULANTES ÁCIDO TARTÁRICO E ÁCIDO CÍTRICO, AROMATIZANTE, CONSERVADOR SORBATO DE POTÁSSIO E CORANTE NATURAL CARMIM), CREME DE LEITE, CÁLCIO, CLORETO DE CÁLCIO, FERMENTO LÁCTEO, QUIMOSINA E ESTABILIZANTES GOMA GUAR, CARBOXIMETILCELULOSE, GOMA CARRAGENA E GOMA XANTANA. CONTÉM GLÚTEN. PODE CONTER TRAÇOS DE CASTANHA DE CAJU.

E mais, em uma pesquisa realizada pela associação brasileira dos direitos do consumidor, revelou que ele tem muito mais corante e muito mais açúcar do que se imagina, e ao contrário do que anunciam não tem a quantidade de vitaminas e ferro falada. (segue abaixo a pesquisa)

Pesquisa Proteste sobre Petit suisse:

Açúcar demais, proteína de menos!

Conforme apuramos em nosso teste, os petit suisse apresentam açúcar em excesso, o que é prejudicial à saúde das crianças, que acabam se acostumando ao paladar doce desde cedo. Se uma criança de 7 a 10 anos consumir um potinho, estará ingerindo 27% do limite diário máximo de açúcar de absorção rápida. Se tiver de 4 a 6 anos, 32%. Valor muito acima do ideal recomendado – no máximo, 10%.

Imaginem para os babys mamães, parem e pensem se vale a pena expor o filho de você a isso...

Fonte de cálcio e outros minerais

Embora sejam fontes comprovadas de minerais e proteínas, os testes provaram que os petit suisse não contêm a quantidade de minerais declarada no rótulo. Os maiores problemas foram detectados nos teores de ferro e cálcio: as quantidades informadas no rótulo eram inferiores às realmente existentes no produto.

E ainda te enganam, e você acredita?



Fonte: Proteste


O pior ainda é a frase: “-Eu dou porque o pediatra liberou...”.
E as mães com isso se livram da culpa para dar aos bebês.
Uma vez vi uma mãe reclamando, que o pediatra dela era péssimo, não liberava nada disso que ela ia trocar de pediatra, e então me pergunto se a culpa não é das mães que acabam perturbando a cabeça do pediatra para dar essas coisas e ele acaba "liberando" para não perder o paciente... Enfim, acabei conversando e explicando pra ela que um pediatra como dela é raridade hoje em dia... 

Outra coisa muito importante, a maioria das mamães vi falando que dão o danoninho ao filho, de sobremesa...
O danoninho é um produto lácteo, portanto dado após as refeições atrapalha a absorção do ferro, então além de não ser bom pra nada, ainda atrapalha o que faz bem. 

DANONINHO NÃO É SOBREMESA, É GULOSEIMA.

Sobremesa é fruta.

A idade recomendada da indústria alimentícia de acordo com a necessidade diária de uma criança é de 4 anos. (Vem no rótulo do produto)

O objetivo desse meu post é mostrar que de saudável o danoninho não tem nada, que a mãe que quer dar ao filho, dê ciente de que ele não passa de uma guloseima porcaria, que não vai acrescentar em nada na vida do filho e muito pelo contrário pode até atrapalhar num futuro bem próximo...e para quem quer opções saudáveis ao invés do danoninho seguem duas dicas:

Receita básica do danoninho caseiro:

·   1/2 pote de iogurte natural integral (sem açúcar) se puder ser feito em casa melhor ainda.
·     2 bananas.
·     Bater tudo no mix ou liquidificado.

E está pronto seu danoninho caseiro e saudável! 
Se o seu filho já come morango... 

    ·      1/2 potinho de iogurte natural integral (sem açúcar) alguns morango.
    ·      Bater tudo no mix ou liquidificador.   
    ·      Colocar em potinhos e direto para gelateira. 
Difícil? Não né gente?!

Podemos evitar problemas futuros de formas tão simples. Que tal experimentar?

E lembrem se os melhores horários para oferecer são café da manhã ou lanche da tarde.

Fica ai minha dica!

Observação: publicação adaptada do blogger “As Delícias do Dudu”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário