segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mãe, quero andar!!

Lohan vem demonstrando interesse em andar com os próprios pés, já fica em pé por uns segundos (sem apoio), já anda arrastando a cadeira pela casa. PRA QUE eu vou estragar o desenvolvimento dele comprando a porcaria de andajá? Pois é, desabafei toda a minha ira sobre essa maldita “coisa”!! 


O mundo vem evoluindo, a medicina vem evoluindo (apesar do alto índice de cesárea desnecessária), até os bebês estão nascendo mais “sabidos”. Mas o que esta acontecendo com o ser humano?! Estou um tanto revoltada e escrever esse post talvez faça por pra fora tudo o que venho lendo sobre esse assunto. 

A internet esta ai para ajudar esclarecer milhões de pessoa do planeta, ajudando, informando, tirando dúvidas com base em artigos científicos. Mas só porque o filho da vizinha não ficou com as pernas tortas usando a porcaria do andajá, o meu filho também não vai ficar! Será?

Quem disse? Quem garante que não vai ficar? Será que a saúde do meu filho não é importante? É realmente necessário arriscar o desenvolvimento dele colocando-o num “brinquedo” que “ajuda” ele a andar logo? Por que eu não posso confiar no próprio desenvolvimento dele? Pra que esperar ele aprender a andar sozinho, se eu posso antecipar comprando um andajá, né gente? ERRADO! 


Não estou ficando DOIDA! Não bato minha cabeça na parede! Não estou cagando dinheiro pra ficar comprando uma coisa que pode colocar em risco o desenvolvimento das pernas dele. Não entendo como alguém pode comprar uma coisa dessas para o filho sabendo dos riscos. Além de gastar dinheiro, corre o risco de gastar mais dinheiro com consultas com o fisioterapeuta, exames, medicamentos e botas ortopédicas. E fora que eu estarei jogando a infância do meu filho no lixo, pois usar botas ortopédicas vai atrapalhar as brincadeiras dele com os seus amiguinhos. 

Palmas para quem gasta dinheiro com uma coisa tão desnecessária. E parabéns se seu filho não morreu, não se machucou e nem ficou com as pernas tortas. Mas EU não irei correr esse risco! 

Enfim, após esse desabafo todo, publiquei a seguir os contras do andajá “errado”:




Andadores 

Uma escolha perigosa

Muitos pais pensam que os andadores vão ajudar os filhos a aprender a andar, mas não. Na verdade, os andadores podem atrasar o desenvolvimento da criança.

Perigos
acidentes em escadas: esta é a forma como a maioria das crianças se machuca em andadores, com fraturas e traumatismos cranianos
queimaduras: a criança pode alcançar lugares mais altos com o andador, ficando mais fácil puxar uma toalha de uma mesa e derramar bebidas quentes, mexer em panelas no fogão e se "divertir" com lareiras ou aquecedores
afogamento: seu filho pode cair em uma piscina ou banheira enquanto brinca em um andador
envenenamentos e intoxicações: fica mais fácil alcançar o armário dos remédios ou o local onde ficam armazenados produtos tóxicos

Ah, mas eu vou ficar olhando:
A maioria dos acidentes com andadores acontecem quando os adultos estão assistindo.
Os pais ou responsáveis podem não conseguir acudir a criança com rapidez suficiente. Uma criança em um andador podem movimentar-se numa velocidade espantosa. É por isso que nunca são seguros, mesmo com um adulto por perto.

O que você pode fazer:
• jogue fora os andadores; além disso, certifique-se que não há andadores em locais que seu filho frequenta, como creches escolinhas ou casa de parentes e amigos.
• tente outras atividades agradáveis e mais seguras como centros de atividades, que não têm rodas, e cercadinhos, por exemplo.

Normas de segurança:
Normas de segurança para os andadores vigoram desde 1997. Eles agora são feitos mais amplos, de modo que não possam passar pelas portas, ou com freios. Contudo, estas melhorias não previnem todos os acidentes. Eles ainda têm rodas, que fazem as crianças moverem-se rapidamente, e permitem que elas alcancem objetos no alto.

Fonte: Baby Walkers: What You Need to Know / Healthy Children / American Academy of Pediatrics


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi basicamente o que eu disse acima na minha publicação.

      Excluir
  2. Muito mais fácil largar a criança no andador do que estimular da forma correta... =) Eu vi esses dias uma criança de 2 anos que teria que operar a perna por causa do andador... e vi também umas 6 mães comentando que o filho caia demais, eu fiz a pergunta... o filho de vcs usava andador? e as 6 disseram que sim... Seria uma coincidência? Sei não... Dudu não usou, andou aos 11 meses no tempo dele e não cai nem quando faz arte rsrsrs... Eu prefiro não dar sorte ao azar... Amiga continue assim que o Lohan vai andar quando ele tiver maturidade pra isso... beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, amiga! Muitas mães dizem que o filho não morreu porque usou andajá e ainda indicam. Mas e aí, vai jogar na sorte se a perna ficar torta?!

      Aqui eu bani e fiz lavagem cerebral em todo mundo sobre o andajá. Ninguém se atreveu dizer ou insinuar que vai comprar um pro Lohan! HAHAHAHAH

      Excluir
    2. Minha filha tem 11 anos e usou o anda já, nunca sofreu acidentes e tem as pernas linda e perfeita, acho que a maioria das mães que têm problemas com os andadores é por que coloca os filhos cedo demais.

      Excluir