segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Documentário "Muito além do peso"..

O filme foi lançado ano passado, mas só para as principais capitais do Brasil foi lançado no cinema. Claaaaaaro que Belém não estava incluída  e só agora que foi disponibilizado nas redes sociais o site onde tem na íntegra todo o filme. Vale MUITO assistir. É DEMAIS chocante, assustador, triste e ao mesmo tempo é revoltante. 

--

O documentário – que estreou em novembro – apresenta dados assustadores de cultura, educação e da alimentação de crianças brasileiras. O aparentemente inofensivo refresco de fruta em pó, por exemplo, é um dos vilões da alimentação que já começa com o pé errado desde cedo. Em 35g de refresco, há 28g de açúcar e 1% de fruta! Isso contribui a um outro fato: 51 quilos, peso médio de consumo anual de açúcar por brasileiro.


De todos os dados informados no documentário (que nos surpreende a cada nova informação) um me pegou de surpresa: 56% dos bebês ingerem refrigerantes com frequencia antes de completar um ano.
E o assunto é uma bola de neve como bem sabemos. Do discurso de que criança cheia é criança saudável, ao jogo de culpa por essa realidade. Não tenho filho, mas convivendo muito de perto com crianças da família, percebo claramente a diferença entre aquela que foi apresentada desde cedo à alimentação correta, e aquela que escolhe e determina as suas restrições. Tenho pra mim que essas observações me servem como uma escola.


E falando em escola, não temos como não lembrar de Martha Payne, a inglesinha que começou o projeto “New school food manifesto” inspirada pelo programa de TV de Jamie Oliver. Aliás, a forma que ele explica às crianças (no início do trailer acima) a guerra com junk food e refrigerantes, é genial!
O filme explora essa complexidade ao mostrar depoimentos de crianças que adquiriram doenças como diabetes, trombose, além da obesidade; da dificuldade para praticar esportes;  do excesso de horas em frente à TV e computador; e da publicidade infantil. Uma das estatísticas apresentadas é de que a criança passa mais tempo em frente às telas do que na escola; estão brincando menos; e comendo cada vez mais sozinhas.

 A infância está sendo bombardeada com muita informação e, de acordo com Estela, instituições, pais e governos são responsáveis por uma mudança. Cerca de um terço das crianças no Brasil estão com sobrepeso. Mudar essa realidade exige um esforço cooperado, articulado e engajado. Não depende só da escola ou dos pais.

Alimentação é um assunto que diz respeito ao cidadão que se alimenta, e também àqueles que não têm essa condição. É um problema entre o ser humano e a natureza. Muito além do peso é para todos. Não é só para quem tem filho pequeno ou adolescente; não é para educadores; ou profissionais da saúde. Não é um filme temático. É um projeto que chama atenção para a centralidade da comida na cultura e seu impacto na sociedade. A comida serve para pensar no presente e projetar o futuro. É o cinema é uma ótima maneira para se afastar do cotidiano para refletir sobre ele.

AQUI É O LINK PARA ASSISTIR NA INTEGRA O FILME "MUITO ALÉM DO PESO". 


--

Por isso que eu sou uma mãe "chata" no quesito alimentação do Lohan! :)





Nenhum comentário:

Postar um comentário