sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Banho no balde, extero gestação.


Publicação especial para três amigas virtuais Jéssica PagliariniVirginia Saloio e Danielle de Paula, que ganharam bebê a pouco tempo. Uma opção bem barata e alternativa para acalmar seus rebentos. É o banho no balde, ou o famoso e mais chique, ofurô para bebês.


                               


O banho no balde é uma opção diferente para o banho do bebê, porque oferece uma oportunidade de relaxamento através da imersão na água, a exemplo dos banhos de ofurô.
A água quente (37 a 38ºC) é relaxante, analgésica e organizadora, imita o ambiente intra-uterino e permite melhora nos estados de agitação, insônia e cólica dos bebês.

O banho relaxante ou terapêutico pode e deve ser mais longo, permitindo que o bebê fique mais tempo na água, como ocorre nos banhos de ofurô, nos quais a imersão é feita em água morna. A área de superfície da água é bem reduzida, não esfria tão rapidamente, deixando os pais e os bebês com mais tempo para aproveitar o banho.



Importante salientar que o banho de ofurô pode ser dado desde os primeiros minutos de vida, ainda na sala de parto, até 6 meses de idade, ou até quando o bebê ainda couber dentro do ofurô e não conseguir ficar em pé. Mas para que o banho tenha suas propriedades terapêuticas, como relaxamento e analgesia, a técnica deve ser orientada de forma correta. O bebê deve ser encaixado no fundo, como se estivesse sentado.
 A água deve estar, no máximo, até os ombros após ele entrar totalmente no ofurô, por isso devemos respeitar a linha máxima do nível de água que está determinada banheira, visto que o mais indicado, é que o bebê fique com a água dois dedos abaixo desse nível. É muito importante nunca deixar o bebê flutuar na água.

Na posição sentada, o formato circular do ofurô ajuda a dar apoio e a transmitir segurança ao bebê. Com uma das mãos, deve-se apoiar a cabeça abaixo do queixo, para que não caia na água (até que o bebê tenha a capacidade de sustentar a cabeça sozinho, o que ocorre por volta dos 3 meses de idade), deixando a outra livre para o banho.

Estava usando o site do Ego, e olha quem vi fazendo o banho de balde... Otávio Mesquita relaxando seu filho Pieto. Ele publicou essa foto e comentou em seu microblog no Twitter “Olha esse banho de ofurô (pra mim é banho de balde mesmo). Ele adora isso... Acabei de dar nele”.



O custo do balde varia muito de acordo com o fabricante. Tem a marca TummyTub, esse o balde pode custar até ou mais que R$: 100 reais. Mas tem as opções mais baratas, tão boa quanto a outra e não deixa a desejar no quesito qualidade, segurança e estilo. É a marca Sanremo, e custa em torno de R$: 25,00.

Agora é só pegar um balde, água morna, colocar o bebê e segurar a cabeça. No começo o bebê pode não aceitar muito bem, pode chorar. Mas é só fazer o barulho de chiado, ou colocar o áudio do "som do útero materno" e pronto. Logo o seu bebê vai se acalmar e curtir o banho relaxante!


Fontes: Pediatria Em FocoGAMA e Ego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário