quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Meu autista e seus sinais.

Olá

O autista não tem um "padrão" de características, a mãe ou o responsável da criança precisa ser muito observadora para notar alguns sinais e mesmo assim precisa ir o quanto antes a um especialista no assunto para fazer um diagnostico mais detalhado.
Meu sexto sentido de mãe não falha, observei muito os sinais no decorrer do tempo. Fui percebendo que algo não estava dentro do "padrão" de desenvolvimento de uma criança "normal", e com o passar do tempo mais sinais estavam dando as caras e ficando mais fortes.

Alguns sinais fui observando e listando, são eles:

- Fica extremamente violento quando ouve um "não". Quando digo 'violento', não é exagerando. É violento de sair batendo portas e gavetas da cozinha/quarto/banheiro.
- Ele me obedece quando falo beeem baixinho com ele. Certo dia, tempos atrás, li uma matéria do ator americano Jim Carrey quando ele descobriu que o enteado entendia ele quando falava baixinho. Então recentemente lembrei disso e resolvi "testar" com Lohan, deu certo de primeira.
- Com 1 ano e pouquinho começou a falar algumas palavras, mas parou e até agora (2 anos) não fala mais nenhuma. Lohan falou quase o dia inteiro o nome da cadela Rayka, depois parou. Falou "ada" para água, depois parou. Falou "mama" para mamãe, depois parou... Agora com 2 anos ele falou bem "gato", mas só uma vez e não falou mais. O que ele fala ultimamente, nós não compreendemos.


- Ele não olha por muito tempo nos olhos das pessoas, é coisa de 2 segundos no máximo.
- Não gosta de outras crianças, não faz questão alguma. Prefere brincar sozinho.
- Adora brincar com carrinho e algo que rode, ele fica fascinado, olha atentamente bem de pertinho a roda girar.
- Adora ligar o ventilador e desligar imediatamente, observar bem de pertinho as palhetas girarem devagar. Fica encantadíssimo, fascinado mesmo. Solta gritinhos e risos feliz quando faz isso inúmeras vezes.


- Ele não demonstra afeto para outras pessoas, tempo atrás ele me beijava loucamente e agora não faz mais. - Ele gosta de músicas calmas, tipo a banda Boyce Avenue. Fica encantado e relaxado. - Não gosta de lugares com muita gente, já sai me puxando para ir embora. E nem lugares barulhento, fica estressado logo. - Ele me usa (ou os avós) como ferramente de algo que ele quer. Por exemplo, pega um copo, entrega em nossas mãos e depois nos puxa para próximo do bebedouro. - Desde que Lohan era bebê eu organizei uma rotina, porque em tese eu gosto de ter horários, fica mais fácil me organizar e assim Lohan foi se adaptando aos horários. Então Lohan se acostumou com os horários e nossas rotinas, e quando mudamos alguma coisa, ele fica bem "rabugento"! rs

- Ele tem dois movimentos "inapropriados", que não consigo ainda descrever. Só sei que é diferente. Um deles é bater as mãos, como se fosse palmas/parabéns. E outra é se tremer as mãos apertando (essa não sei descrever.) - Ele tem medo e um comportamento arredio com certas coisas e pessoas. Eu digo que é um pouco arisco, não gosta muito de contato físico. Mesmo eu dando beijo na bochecha, ele se afasta. 

- Aqui em Belém o clima é quente e úmido. Temos ar condicionado no quarto e fazemos cama compartilhada. Sempre deixo o quarto bem friozinho, 16º no modo turbo. Muitas vezes acordo de madrugada para ver se Lohan esta bem embrulhado com edredom, e está todo descoberto e praticamente sem pijama, com as pernas de fora. Não sente frio, não demonstra frio.

- Ele não tem noção do perigo. Uma vez ele sentou-se enquanto o carro entrava devagar na garagem apenas para ver de pertinho a roda girar. E outra foi deitar-se no chão para ver a roda da moto girar bem de pertinho. Isso tudo comigo próximo observando o comportamento dele, obvio que eu fiquei um tanto em pânico! :\ - Ele gosta quando eu aponto os personagens do desenho animado com os dedos. Pede (pegando na minha mão) que eu aponte e diga o nome do personagem que estiver passando. Ele já reconhece o Mickey! :) Enfim, essas são algumas coisas que consegui listar/descrever. Outras coisas são complicadas de escrever, já tentei filmar, mas elas acontecem de maneira inesperada e pega desprevenida. Segunda-feira temos consulta com a neuropediatra, vou levar a lista de sinais do Lohan e ver o que ela diz. *Ilustração que o cartonista Mauricio de Souza fez para o AMA, Associação de Amigos de Autistas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário