quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Meu filho é autista? E agora?

Não é fácil.
Não sei nem como começar escrever essa publicação...

Eu tinha minhas suspeitas, os sinais estavam cada dia ficando mais claros, mais evidentes, mais característicos. Mas optei em "guardar" para mim e só algumas pessoas, mesmo assim não expondo muito o caso. Não queria ter que passar por (mais) preconceito que já passo sendo mãe solteira, não queria fazer nada precipitado, deixei meu filho se desenvolver no tempo dele. Algumas coisas foram um tanto precoce, mas outras simplesmente cessaram ou nem deram as caras.

Segunda-feira (09/12)  fui matricular Lohan na escolinha, ele teve que passar por uma "triagem" com a diretora. Ela logo disse aquilo que eu já suspeitava... ele é autista. Obvio que ela não deu diagnóstico, apenas disse o que ela viu nele, os sinais, o comportamento característico. Principalmente pela experiência dela na escolinha com 3 alunos da mesma idade do Lohan com autismo. A diretora foi super atenciosa, conversou muito comigo, ligou pra uma mãe que tem um menino de 3 anos autista e super desenvolvido, para me dar os contatos dos profissionais que fazem o acompanhamento do menino.



Deixou eu matricular Lohan na escolinha dela, mas deixou bem claro que é importante ele ter acompanhamento extra.

Eu estou me sentindo na corda bamba. Eu sinto que ele é especial, ele tem algo mais, meu sexto sentido diz isso, os sinais dele são claros, característicos . Mas confesso que me deixou abalada! Agora iremos atrás de todo um acompanhamento especial, montar uma equipe para ajuda-lo no seu desenvolvimento. Como Lohan poderá ser diagnosticado cedo, as chances dele ser incluído no mundo real é enorme, e desenvolver melhor aquilo que ele é capaz. Muitas pessoas me criticam, me julgam, dizem coisas sem sentido e não sabem 1/3 do que passo e do que tive que abrir mão pra dar uma assistência melhor para meu filho. E tenho certeza que serei mais ainda questionada agora, pois terei que abrir novamente mão dos meus planos (voltar a trabalhar) para continuar sendo mãe em tempo integral, viver as custas dos meus pais, tentar conciliar uma faculdade noturna, enfim...
A restrição alimentar do Lohan não era frescura, era apenas que eu não queria que ele comece coisas agora. Tudo tem seu tempo e agora é hora dele aprender a comer coisas saudáveis. Porém, agora com essa suspeita de autismo, a alimentação dele será mais ainda controlada. Pois certos alimentos podem "descontrolar" o comportamento dele; alimentos com corantes alimenticios, chocolates, refrigerante, energético, açúcar, e afins. Alguns que no momento terá que ser evitado. Como bem disse uma mãe blogueira que tem o filho autista, a Tarita (aqui o relato dela): "...
o dia que eu me sentisse preparada eu falaria. Já havia ensaiado umas 10 vezes. Mas na hora de apertar o ENTER….dava um nó na garganta. Medo da discriminação, medo de ser apontada, de não ser entendida.
Mas essa fase passou!! Hoje sou muito mais forte. Sei que a estrada é longa, que não vai ser fácil aceitar o bullying, se é que ele vai acontecer. Mas um passo de cada vez. É assim que aprendemos no grupo, um dia de cada vez!!"

Todo apoio de amigos e familiares é bem vindo.
Se você tem preconceito, sugiro que fique longe.
Por meu filho farei tudo que estiver dentro do meu alcance, ele merece sempre o meu melhor.

Até os próximos post sobre a minha saga com autista e adaptação dele na escola.
Beijos 

3 comentários:

  1. Carta à uma mãe de filho autista
    Querida mãe de filho autista



    Respire fundo. Respire fundo e chore se for preciso.

    Se vc for como eu, eu te garanto algumas situações:
    Agora, no início de tudo, vai ser DESESPERADOR. Não, não estou querendo te desanimar, mas é a realidade. Saiba que esse diagnóstico é um alívio. Um alívio pq provavelmente você se perguntou muito e sofreu muito se perguntando "o que há de errado com meu filho"? Provavelmente demorou muito até alguém te dar um diagnóstico. Agora ele chegou, mas ele acaba de gravar, como uma tatuagem, a palavra AUTISMO em SUA vida para SEMPRE.

    Uma busca frenética vai te acometer. Você vai desesperadamente procurar por cura. E vai ouvir milhares de histórias na internet, de conhecidos, da novela, dos filmes. Vai pesquisar métodos, histórias, vai descobrir palavras novas como Sonrise, TEAACH, ABA. Vai procurar profissionais, quais e quantos e onde e quanto custa. Vai procurar os direitos, vai se convencer que vai ficar tudo bem, vai pensar no futuro e se isso ou isso outro. Vai se perguntar POR QUE EU? E pesquisando, pesquisando, o tempo vai passando e a poeira vai baixar.

    E quando a poeira baixar eu te garanto que VAI DOER e você VAI SOFRER. Gostaria muito de te dizer que não, mas não posso.
    Seu filho sonhado e os planos que você fez para ele acabaram de morrer. Você está se perguntando "e agora"? Você está comparando o desenvolvimento dele com outras crianças da mesma idade e você vai sofrer.

    Chore. Chore e respire fundo.

    Se a tristeza não passar, vc precisa procurar ajuda.
    Lembre-se disso e cuide de você de suas outras relações: com seu conjuge, com seus outro filhos, com familiares e com amigos.
    A minha tristeza se instaurou profundamente, precisando recorrer a terapia, médico e fluoxitina 20gr.
    Essa tempestade vai parecer interminável, escurecida, apavorante,

    Mas eu te prometo que se você souber esperar você vai ver todo esse mar agitado se acalmar.

    A tempestade vai acalmar de forma que vc vai saber agradecer a cada raio que o sol emite na sua vida, no seu corpo e na sua alma.
    Você vai saber reconhecer o calor e as cores do por-do-sol te serão como milagres.

    Eu te garanto que a dor VAI PASSAR.

    Eu te garanto que sua força não vai aumentar, vc simplesmente vai perceber que ser mãe de uma criança autista é ser mãe, no melhor sentido da palavra.

    Seu filho vai continuar te amando e você a ele...com a mesma força e intensidade
    Como qualquer outra criança, ele IRÁ SE DESENVOLVER. Ele IRÁ TE SURPREENDER.
    Ele vai TE DIVERTIR e você vai RIR muito dele e com ele.

    Ele vai aprender a se comunicar com você e você vai aprender a interpretar cada gesto e choro.
    Ele vai fazer mãnha como qquer criança. Vai fazer birra e ser teimoso.
    E aí você vai perceber que COMO QUALQUER MÃE, você vai precisar disciplinar, dar limites, deixar chorar, não dar atenção as birras, ensinar, educar.

    Você vai aprender a não ligar para os olhares a seu redor. Ninguém tem nada a ver com essa história quando você está exercendo seu papel de mãe.
    Você vai levá-lo aos lugares que vc e ele quiserem, vai brincar no parquinho e fazer compras no mercado.

    Eu tenho muita coisa para te dizer mãe. Mas hoje eu queria mesmo te dizer que eu sei o que você está sentindo.



    E quero te GARANTIR que essa jornada NÃO É DE SOFRIMENTO. Se ele vier é momentâneo.

    Essa jornada é de ALEGRIA, AMOR E PACIÊNCIA e sabendo viver a vida...é uma jornada FELIZ!

    Ser mãe de criança autista não nada mais, nada menos, do que ser
    MÃE.




    A autoria não é minha, mas é tudo o que passei. Primeiramente passei e estou passando por uma fase de reclusão. Mas fui logo contanto a família mandei um contar p o outro e não ficar me ligando, mas não adiantou, todos ligando e dizendo a mesma coisa, tem hora que é um saco.... pois falam como se fosse uma gripe , vai passar, ou ele não tem nada.... aff...... estou totalmente sem paciência. Quanto voltar a trabalhar, já descartei a hipótese. Tenho medo do futuro, como li outro dia: O autismo é um ladrão, ele rouba nossos sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda carta, Lilian!!!
      Simplesmente lindo demais e com certeza já passei pelos primeiros momentos. Sem dúvida, VAI PASSAR.

      Excluir
    2. Fonte da carta http://esposatpm.blogspot.com.br/2013/11/carta-um-mae-de-autista.html


      Música em homenagem a eles http://www.youtube.com/watch?v=fpQboU5HdMI

      Excluir