sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Fase anal: Não quero limpar o bumbum!

Lohan fugindo da troca de fralda cagada.


Meu filhote antes dele ficar doente vivia praticamente nu pela casa, só usava quando ia tirar os cochilos, e o cocô era mais consistente e fácil de limpar. Mas agora ficou doente, ainda esta se recuperando, cocô meio molenga, então não me arrisco limpar! rs
Só que agora ele anda com um péssimo hábito quando o assunto é trocar fralda suja de cocô. Imaginem o estresse que é toda vez que isso acontece. Ele faz maior birra, chora, grita, se bate no chão, me bate. É um verdadeiro show de horror. Aposto que os vizinhos devem imaginar que eu bato nele! ¬¬'

Eu confesso que nunca tinha entendido bem qual era o fetiche dele querer ficar cagado, juro. Até que percebi que isso já estava ficando demais, todas as vezes eram o show particular. Após um "desabafo" no meu facebook uma conhecida chamou por inbox e explicou bem o que era. Como eu não sabia e imagino que algumas também não devem saber, segue sobre a "fase anal do bebê"...

--- 

Fase Anal: (2 - 3 anos) 


É a fase do controle dos esfíncteres. A criança começa a ser ensinada que existe um lugar para fazer xixi e cocô.Associado a este aprendizado está ligado o estar limpo e o estar sujo. Dependendo de como esta cobrança é feita pelos pais ou a pessoa que cuida é que o caráter será definido.

Exemplo: exigências com os horários de ir ao banheiro ou caso crianças ainda façam suas necessidades na fralda e sujem suas roupas e acabem recebendo algum tipo de punição, ou por outro lado pais relapsos, que não cuidam da higiene e nem dos horários de seus filhos. Mais pra frente poderemos ter crianças ansiosas ou crianças que não lidem bem com a sujeira.

O que é adequado aqui seria um cuidado baseado no que é certo e no que é errado e principalmente ensinamentos sem punição. A criança ainda não está pronta neurologicamente, portanto dar comandos a criança de "anda logo", só vai desesperar a criança e levá-la a um quadro ansioso. E da maneira como a criança pensa, ela pode imaginar:  "se ela quer saber tanto do meu cocô, ele deve ter algum valor", ai a criança não faz. É assim que a criança pensa. E a partir daqui a compreensão do valor monetário.
Daqui em diante poderemos ter adultos de caráter super econômico, a famoso mão fechada,  ou a pessoa liberal  o mão aberta ou o gastador compulsivo.

No primeiro caso vão surgir pessoas de um caráter muito rígido, exigentes e já no segundo pessoas mais relaxadas, relapsas.A característica deixada pela fase anal que podemos ver em nós: são nossas manias, ou de limpeza, de ordem, extrema organização ou então o oposto, desorganização, falta de compromisso e por aí vai.


Em casos extremos podemos ver um quadro mais obsessivo, pessoas com manias de lavar a mão excessivamente, medo de pegar alguma doença, levando as pessoas a uma quadro chamado DOC (Distúrbio Obsessivo Compulsivo)



Texto retirado do blogger: Anima Psicologia.

---

Agora tudo está explicado o que vem acontecendo com o meu bebê! rs
Em base no texto publicado acima, eu preciso mudar alguns hábitos. Não estou brigando com o Lohan quando ele faz cocô, na verdade eu estou BRINCANDO. Faço graça, digo:  "- Bora menino cagão limpar a bunda!". Já vi que estou um pouco errada, espero não criar uma pessoa com DOC! rs

Fica a dica para quem tem um bebê com esses comportamentos.
Muah! :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário